
Digressão nacional do documentário Alter Nativas
ALTER NATIVAS: Construindo futuros possíveis
Alternativas, do latim Alter (outro) e Nativus (nascidos), faz referência à busca de novas realidades, novas origens. Esse é o ponto de partida deste documentário: mostrar iniciativas inovadoras de transição socio-ecológica, experiências diferentes que propõem respostas para a crise sistémica que sofremos no mundo: a nível energético, económico, ecológico, social, cultural e epistémico.
“ALTER NATIVAS: Construindo futuros possíveis” é uma longa-metragem colaborativa, produzida pela Red de Transición de Espanha que quer dar visibilidade a experiências transformadoras, geograficamente próximas de nós, e inspirar outros futuros possíveis. Apresentando propostas concretas e viáveis, o filme procura responder a algumas destas questões: Como podemos lidar com a situação atual e adaptar-nos a uma realidade em contínua mudança? Que alternativas, individuais e coletivas, estão já a acontecer em diferentes locais, que nos permitem “transitarmos” para comunidades resilientes e modelos de vida mais sustentáveis? Que outras histórias e experiências podem marcar o futuro dos nossos bairros, aldeias e cidades? Como podemos dar os primeiros passos para criar uma economia que promova a justiça social e a harmonia com o planeta e connosco próprios?
Toda a informação sobre o documentário no site oficial.
Promotores da digressão nacional:
Centro do Clima da Póvoa de Varzim
Transição Portugal
Locais
- Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim – 18 de julho, 21:00 (org. Câmara Municipal da Póvoa de Varzim)
- Casa da Bicicleta, Aveiro – 19 de julho, 19:00 (jantar partilhado) | 21:00 documentário
- Auditório de Tamera, Odemira - 20 de julho, 20:00 (org. Tamera - Centro de Investigação e Educação para a Paz e Transição São Luís)
- Biblioteca Municipal, Palmela - 21 de julho, 18:00 (org. K-Evolution e Câmara Municipal de Palmela)
- Biblioteca Orlando Ribeiro em Telheiras, Lisboa – 22 de julho, 17:00 (org. Junta de Freguesia do Lumiar e Parceria Local de Telheiras)
Acompanhe toda a informação no Facebook da Transição Portugal
Sobre a digressão
Estreado em Madrid em março de 2023, o documentário Alter Nativas está agora a ser exibido em Espanha e internacionalmente. A estreia nacional será na Póvoa de Varzim no dia 18 de julho de 2023, assinalando o nascimento do Centro do Clima e dando início a uma digressão nacional com o realizador Juan del Río. A digressão passará por locais ‘emblemáticos’ da transição, encerrando em Lisboa no dia 22 de julho.
Mas não será apenas a exibição de um documentário. O objetivo é dar visibilidade às dinâmicas de transição que estão a acontecer, criando “massa crítica” e novas conexões e iniciativas. Para isso, após a divulgação do documentário, haverá um momento de debate e partilha sobre novas possibilidades.
A acompanhar a digressão, estará ainda o realizador e antropólogo visual Fernando Antunes Amaral que irá produzir um documentário sobre esta digressão e os locais que irá percorrer, com foco nas dinâmicas emergentes de transição. Uma espécie de “estado da arte” da transição em Portugal, ilustrando as suas dores e glórias na escala humana.
Parceria na divulgação:

Localização do Evento
Contacte-nos
Tem dúvidas sobre o movimento transição? Por favor envie-nos uma mensagem e tentaremos esclarecer as suas dúvidas